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Como montar a recepção do seu consultório odontológico: dicas e referências

Veja os elementos cruciais para montar uma recepção atraente e calorosa para seu consultório odontológico.

Imagem mostra a foto de uma recepção de consultório odontológico, com parede azul, um balcão de madeira branca e cadeiras brancas encostadas na parede.
data

16/11/2023

tempo de leitura

6 minutos

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Marketing Odontológico

Design da Clínica

Recepção

Decoração da Clínica

A recepção de um consultório odontológico é muitas vezes a primeira impressão que um paciente tem do ambiente e da equipe que vai cuidar de sua saúde bucal. Apesar de, por vezes, ser subestimada em sua importância, a área de recepção desempenha um papel fundamental na experiência geral do paciente e no sucesso de um consultório odontológico. 

Ela é o ponto de entrada para os serviços de saúde bucal, onde a cortesia, a eficiência e a organização são cruciais. Portanto, entender como montar uma recepção eficaz, acolhedora e profissional é essencial para dentistas e suas equipes, visando proporcionar um atendimento de alta qualidade e estabelecer uma reputação sólida no mercado odontológico.

Neste texto, exploraremos dicas e referências valiosas para ajudar os profissionais da odontologia a criar uma recepção que supere as expectativas dos pacientes e promova uma experiência positiva desde o primeiro contato.

Recepção de clínica odontológica - atendimento

O primeiro ponto sobre a recepção de clínicas odontológicas é a equipe de atendimento - ou a pessoa responsável, se for uma só.

Uma equipe de recepção bem-sucedida deve combinar habilidades interpessoais, conhecimento técnico, organização e profissionalismo. Eles desempenham um papel crucial na satisfação dos pacientes, na eficiência operacional da clínica e na construção de uma reputação sólida no mercado odontológico. 

Portanto, construir uma equipe de recepção de alta qualidade é uma parte fundamental da gestão de um consultório odontológico de sucesso. Deve-se destacar, no entanto, que também é seu papel como gestor do negócio motivá-los e investir no seu desenvolvimento, indicando e até pagamento por cursos e workshops.

Seguem abaixo algumas características desejáveis e funções fundamentais nos profissionais de uma recepção:

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Comunicação clara e empatia

A equipe de recepção deve ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz com os pacientes. Eles devem ser empáticos e atentos para entender as necessidades e preocupações dos pacientes.

Profissionalismo

Uma postura profissional é essencial. Isso inclui vestimentas, linguagem e etiqueta adequadas. Os membros da equipe de recepção devem transmitir confiança e serem corteses em todos os momentos.

Conhecimento e treinamento

Uma equipe de recepção bem treinada deve estar familiarizada com os procedimentos odontológicos, terminologia específica e questões de seguros. Isso permite que eles respondam a perguntas dos pacientes de maneira competente.

Organização e gestão de tempo

A equipe de recepção deve ser altamente organizada para gerenciar agendas, manter registros precisos dos pacientes e garantir que as operações diárias funcionem sem problemas. A gestão de tempo é fundamental para evitar atrasos e a sobrecarga de trabalho.

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Habilidade de resolução de problemas

Os membros da equipe de recepção devem ser capazes de lidar com situações imprevistas, como pacientes atrasados, cancelamentos de última hora ou problemas de pagamento, de maneira eficiente e satisfatória.

Respeito à privacidade e confidencialidade

É fundamental que a equipe de recepção respeite a privacidade dos pacientes e mantenha todas as informações confidenciais. Isso é essencial para estar em conformidade com as regulamentações de saúde e de proteção de dados e construir a confiança dos pacientes.

Atendimento multifuncional

Além de tarefas administrativas, a equipe de recepção deve estar apta a agendar e confirmar consultas, esclarecer dúvidas dos pacientes, conduzir as operações de pagamento e até mesmo acalmar pacientes ansiosos.

Em alguns casos, atendentes podem até ter um papel pivotal na obtenção de receita da clínica. Como demonstra Cristiane Lopes, responsável pelo relacionamento com pacientes e supervisão da recepção da Oral Unic de Bebedouro-SP, que atua na exposição das opções de pagamento e meios de viabilização dos tratamentos. 

Como o parcelamento da Capim é maior, já conseguimos levar pacientes que nos pagavam por boletos para o financiamento, deixando a parcela deles menor e viabilizando o pagamento com mais tranquilidade. Ou seja, é um benefício para o cliente e para a clínica”, comenta. 

Atendimento ao cliente de qualidade

Os membros da equipe de recepção devem perceber que estão fornecendo um serviço ao cliente e, como tal, devem ser amigáveis e corteses. Isso inclui lidar com reclamações ou preocupações dos pacientes de maneira profissional e eficaz.

Uma técnica eficaz para atender a este requisito é apresentar-lhes e treinar-lhes em técnicas de comunicação não-violenta, bem como práticas para melhorar a comunicação e a oratória. É possível encontrar cursos sobre estes assuntos por valores acessíveis ou até gratuitos em plataformas de ensino como a Udemy.

Recepção de clínica odontológica - espaço físico

Outro aspecto fundamental para a recepção em um consultório odontológico é o seu espaço físico. 

Uma recepção bem projetada e organizada não apenas cria um ambiente acolhedor para os pacientes, mas também contribui para a eficiência operacional da clínica. Os pacientes se sentirão mais confortáveis e confiantes, o que, por sua vez, pode ajudar a construir uma base de pacientes leais e uma boa reputação para o consultório odontológico.

Para criar uma recepção eficaz e acolhedora, algumas características desejáveis devem ser consideradas:

Layout funcional

O layout da recepção deve ser organizado de forma a permitir uma circulação suave de pacientes e equipe. Isso inclui um balcão de recepção, assentos para pacientes, área para preenchimento de formulários e espaço para que a equipe trabalhe confortavelmente.

Decoração agradável

A decoração deve ser convidativa e relaxante. Cores suaves e mobiliário confortável podem ajudar a criar um ambiente acolhedor e agradável.

Sinalização clara

Sinalizações claras devem ser utilizadas para indicar onde os pacientes devem ir, bem como fornecer informações úteis, como horário de funcionamento, políticas da clínica, informações de contato e, claro, sanitários e saídas de emergência.

Conforto

Os assentos na área de espera devem ser confortáveis e espaçosos o suficiente para acomodar pacientes enquanto aguardam. Além disso, é importante fornecer material de leitura atualizado, como revistas, para entretenimento durante a espera.

Leia também: Indicação clínica: como dentistas podem captar pacientes com marketing boca a boca

Acessibilidade

O espaço da recepção deve ser acessível a todos, incluindo pacientes com mobilidade reduzida. Certifique-se de que haja rampas, elevadores ou outras facilidades necessárias para acomodar todos os pacientes, bem como móveis que atendam às suas restrições de alcance.

Iluminação adequada

A iluminação deve ser bem distribuída e ajustável para criar uma atmosfera agradável. A luz natural é preferível sempre que possível.

Limpeza e higiene

A recepção deve ser mantida limpa e higienizada regularmente. Isso é fundamental para transmitir uma imagem de profissionalismo e cuidado com a saúde.

Acessórios e “mimos”

Disponibilize acessórios, como dispensadores de água e máquinas de café, para melhorar a experiência dos pacientes. Além disso, é importante ter equipamentos de tecnologia moderna, como computadores para o registro de pacientes e sistemas de agendamento, e rede Wi-Fi sem custo aos pacientes.

Área de crianças

Se a clínica atender a um grande número de pacientes infantis ou se perceber que a incidência de pais e mães que trazem seus filhos é alta, considere a inclusão de uma área de espera separada para crianças, com jogos, brinquedos e decoração apropriada.

Segurança e regulamentações

Garanta que a recepção seja segura, com saídas de emergência claramente marcadas e procedimentos de segurança em vigor de acordo com a legislação da sua cidade ou estado. Instale dispensers de álcool em gel e até reserve máscaras para fornecer aos pacientes caso necessário.

Inspirações para montar a sua sala de recepção

As descrições acima ajudam a dar um norte do que priorizar e construir um checklist para seus arquitetos e empreiteiros. No entanto, referências visuais sempre ajudam a tangibilizar melhor o que se espera.

Uma plataforma interessante para lhe trazer essas inspirações é o Pinterest, em que pessoas compartilham e salvam imagens, ilustrações e projetos gráficos — ela é gratuita e funciona essencialmente como uma rede social. Arquitetos e designers comumente registram nela suas criações para divulgar seu trabalho e inspirar os demais.

Basta pesquisar por “Recepção para Consultório Odontológico”, ver os layouts mais interessantes e salvá-los (uma dica é fazer buscas com termos em inglês para encontrar resultados de outros países, como “dentist waiting room”).

Veja alguns exemplos abaixo:

Conheça a Capim

Uma equipe de atendimento de qualidade e um espaço agradável na recepção são importantes, mas a falta de um sistema que possibilite uma boa jornada do paciente pode pôr tudo a perder.

Escolher ferramentas que otimizem o dia a dia no seu consultório é fundamental para fornecer tratamentos cada vez mais seguros e eficazes para os seus pacientes e atuar de forma integrada com uma recepção otimizada.

A Capim desenvolveu um sistema que reúne não só informações de prontuários, mas também anamneses, exames, dados e opções de pagamento de seus clientes, integrando ainda mais a gestão da sua clínica. Desta forma, você não precisa mais se preocupar em procurar papéis e documentos soltos pelo consultório – acessando todas as informações em poucos cliques.

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