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Como captar pacientes para o consultório odontológico: 8 dicas

Confira 8 dicas de práticas e estratégias que você, dentista, pode usar para captar novos pacientes para sua clínica.

Imagem mostra uma mulher branca de cabelos castanhos num consultório em frente a uma recepcionista, ela está olhando em direção a câmera com um sorriso.
data

13/10/2023

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7 minutos

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Marketing Odontológico

Captação de Pacientes

Um fluxo saudável entre a captação de novos pacientes e as consultas daqueles já fidelizados é o que pode fazer seu consultório odontológico bem-sucedido e lucrativo. E esse desafio não se resume apenas a fornecer tratamentos de alta qualidade.

Claro, um serviço tecnicamente bem executado somado a um atendimento exemplar é a base de um trabalho capaz de encantar clientes, mas é igualmente importante saber como atrair as pessoas que tenham o perfil adequado para a sua clínica. O lado bom é que este mundo tão moderno e tecnológico disponibiliza estratégias eficazes para manter a sua agenda cheia.

Já a organização desta agenda para executá-las, vai depender das suas habilidades e disponibilidade. Embora tenhamos uma recomendação que pode facilitar sua vida nesse sentido também.

Fique conosco até o fim, que neste artigo, vamos compartilhar oito dicas valiosas para ajudar você a atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico.

1. Crie o seu Perfil da Empresa no Google

No mundo de hoje, a presença digital é essencial para qualquer negócio. De certo modo, é como se fosse a placa na fachada, sem essa sinalização, ninguém saberia que há uma clínica odontológica ali.

Da mesma forma, quando uma pessoa vai pesquisar no Google por um dentista em sua região e seu nome não aparece por lá, é como se ele não existisse. Ou seja, hoje, devido aos hábitos dos próprios consumidores, estar online é uma prova irrefutável de sua existência.

E o primeiro passo, e talvez mais importante para ser encontrado, é criar o seu Perfil da Empresa no Google. Este recurso permite que usuários encontrem seu consultório quando fizerem buscas locais (ex.: dentista no Rio de Janeiro).

O algoritmo do mecanismo de busca funciona de forma inteligente. Ou seja, mesmo que ele faça uma busca abrangente, como a do exemplo acima, ele identificará a localização do IP (Protocolo de Internet) do dispositivo e mostrará nos resultados apenas os consultórios próximos.

Dessa forma, você garantirá que pessoas de regiões próximas conhecerão e considerarão seu serviço como uma opção.

Leia este artigo para saber mais sobre este assunto: Como cadastrar sua clínica odontológica no Perfil da Empresa do Google

2. Invista em um Website Profissional

Outro elemento importante para te ajudar a ser encontrado nas pesquisas e captar pacientes de forma orgânica é com um website profissional para o seu consultório odontológico. Este é um caminho eficiente para comunicar informações importantes, construir credibilidade e promover sua prática odontológica.

Certifique-se de que seu site seja informativo, fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis - afinal desde 2015 o Google já afirma que as buscas feitas via mobile superaram as de desktops. Inclua informações sobre os serviços que você oferece, diferenciais em relação à concorrência local, seu currículo, número de registro no CRO e depoimentos de pacientes satisfeitos.

Acima de tudo, o seu site deve conter de forma bem evidenciada o que no mundo do marketing é conhecido como call to action (em português, chamada para ação). Logo no menu e no início do seu site, certifique-se de incluir um botão que leve ao ambiente onde o usuário pode agendar uma consulta.

Você também pode usar seu site para educar os pacientes sobre saúde bucal, procedimentos odontológicos e cuidados preventivos. Isso não apenas ajuda os pacientes a entenderem melhor suas necessidades, como também mostra seu compromisso com a educação e a prevenção.

Considere inserir um link para o blog onde você possa publicar essas informações educativas. E aqui entra a segunda dica.

3. Otimize seu site para Motores de Busca (SEO)

Seu site pode incluir recursos de comunicação, como formulários de contato ou chat ao vivo, que permitem aos pacientes entrarem em contato diretamente com você. Isso facilita a comunicação e pode levar aos agendamentos de consultas.

Contudo, para ser encontrado nesse tão extenso mundo digital, é essencial otimizar seu site para motores de busca. A missão inclui a pesquisa de palavras-chave relevantes para a odontologia e a criação de conteúdo de qualidade, como mencionamos na primeira dica.

Certifique-se de que seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de busca quando alguém procura por serviços odontológicos na sua região. Como fazer isso? Converse com um profissional que faz gestão de tráfego – e ele saberá te orientar.  

Leia também: Como montar um plano de marketing para dentistas

4. Use as Redes Sociais a Seu Favor

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para atrair pacientes. É importante marcar presença nas principais redes, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Um levantamento da Comscore, divulgado no primeiro semestre de 2023, mostrou que o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo. Imagine só, são mais de 131,5 milhões de contas ativas. E entre elas, 127,4 milhões são de usuários únicos nas redes sociais (96,9%). 

A pesquisa levantou dados de 10 países: Índia, Indonésia, Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Reino Unido, França e Espanha. A audiência dessas redes superou o tempo em plataformas de serviços, entretenimento, trabalho, presença corporativa, varejo e serviços financeiros. É para se pensar, não?

Mas lembre-se, pessoas se relacionam com pessoas – e nem sempre com marcas. Então, se for criar um perfil em nome da sua clínica ou do seu consultório, procure humanizá-lo, mostrando quem são os profissionais por trás da marca. Isso gera empatia e traz credibilidade.

Outra recomendação é publicar regularmente conteúdo informativo e envolvente relacionado à odontologia. Curiosidades e um leve toque de humor também são bem-vindos, afinal, todos poderão sentir o arrepio quando o assunto é o barulho do motorzinho dos consultórios odontológicos.

Busque assuntos comuns. E interaja com seus seguidores, respondendo a perguntas e comentários. As redes sociais ajudam a construir relacionamento com os pacientes antes mesmo de eles entrarem no seu consultório.

5. Considere fazer anúncios direcionados demograficamente

Diferente das demais opções listadas neste artigo, esta envolve um pouco mais de aprendizado e investimento. Isso porque, para anunciar em plataformas como Google Ads e Facebook Ads, será necessário separar tempo para aprender a mexer nelas e verba para investir.

Mesmo assim, essa pode ser uma boa forma de exibir sua marca e seus serviços para uma audiência qualificada. Estas plataformas permitem que você direcione quem verá as propagandas de forma segmentada. 

Ou seja, para tornar o investimento mais eficiente, você poderá configurar para que seus anúncios apareçam apenas para pessoas da sua região. Você ainda pode tornar essa segmentação ainda mais específica, focando em palavras-chaves que as pessoas pesquisam (como “dentista [nome do bairro]”), faixa etária, renda estimada, preferências, hobbies e muito mais!

6. Faça Parcerias Locais

Estabelecer parcerias com outros profissionais de saúde, como médicos de família ou pediatras, pode ser uma maneira eficaz de atrair pacientes para seu consultório odontológico.

Outro recurso interessante é tornar-se fonte para os jornalistas da sua região. Esteja disponível para dar entrevista sobre assuntos relacionados à odontologia em geral, mesmo que não façam parte de sua área específica. As fontes de informação sempre geram credibilidade. E se você tiver dados, ainda que sejam empíricos, vai agradar ainda mais os jornalistas. 

Essas parcerias podem resultar em encaminhamentos de pacientes e aumentar sua visibilidade na comunidade.

Leia também: O guia completo do Marketing Odontológico: planejamento, estratégias e dicas

7. Tenha flexibilidade nas formas de pagamento

Este é um fator decisivo para o paciente fechar um tratamento na sua clínica odontológica. Portanto, é essencial avaliar as possibilidades de flexibilização do pagamento.

Hoje em dia, o recebimento até que está bem simples, com as opções de transferências, como o Pix, cobranças com QR code ou a geração de um link de pagamento.

Contudo, nem todos os pacientes conseguem utilizar essas formas de pagamento, especialmente à vista, dependendo do valor do tratamento. Alguns, nem utilizam cartão de crédito. É nessa hora que um software odontológico, como o da Capim, pode te ajudar.

Esse sistema permite que você gerencie sua clínica e fidelize seus pacientes com oferta de financiamento para tratamentos, com a possibilidade de parcelar em até 36 vezes. E o melhor é que a clínica recebe o valor em até 3 dias úteis, com a cobrança de uma taxa que é 50% mais barata que a antecipação do cartão de crédito.

Além disso, na mesma plataforma, você tem acesso ao Carnê Capim, um recurso que lhe permite parcelar a cobrança de tratamentos e procedimentos por conta própria, fazendo inclusive consultas dos CPFs dos pacientes nos birôs de crédito (Boa Vista, Serasa e Capim Score) para saber qual é o risco de executar esse tipo de pagamento.

8. Mantenha um Bom Atendimento ao Cliente

A satisfação do paciente é fundamental para manter um fluxo constante de novos clientes. Certifique-se de que sua equipe seja amável, atenciosa e profissional. Lembre-se, a postura do líder faz toda diferença, afinal, o exemplo move. Então, procure ser gentil com sua equipe ao orientá-la.

Todos sabemos que o atendimento excepcional ao cliente pode levar a recomendações boca a boca positivas, que são extremamente valiosas na área da odontologia.

Outro ponto de atenção é o pós-consulta. Manter contato com os pacientes que já passaram por sua clínica, para saber como está sua saúde bucal ou, quem sabe, enviando uma mensagem em seu aniversário, gera uma sensação de cuidado que vai fazer com que eles se lembrem de você quando precisarem. 

Como organizar a agenda após captar pacientes para o consultório odontológico

Neste artigo, vimos que atrair pacientes para seu consultório odontológico requer uma estratégia multifacetada que inclui presença online, marketing local, diferentes formas de pagamento – incluindo a possibilidade de parcelamento – e um excelente atendimento ao cliente. 

E aqui temos uma dica extra. Você também pode utilizar um software odontológico para organizar a sua agenda após captar pacientes para o seu consultório. Aliás, muito provavelmente, você precisará disso.

Com o software da Capim, você pode customizar e compartilhar os links da agenda com os pacientes para que eles escolham o melhor horário, evitando falhas de comunicação e otimizando o tempo.

Enfim, ao implementar todas essas dicas, você estará no caminho certo para expandir sua base de pacientes e construir uma prática odontológica bem-sucedida. Lembre-se sempre de adaptar suas estratégias de acordo com as necessidades específicas da sua clínica e da sua comunidade.

E se quiser saber mais sobre as inúmeras possibilidades do software odontológico da Capim, você pode testá-lo por 7 dias gratuitamente! Clique aqui e experimente.

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