Social Media para dentistas: como planejar seus posts
Confira um guia de como montar o seu planejamento de publicações em redes sociais do seu consultório.
É cada vez maior o número de pessoas que utilizam as redes sociais. Seja para se informar, como fonte de entretenimento ou contato com amigos, as plataformas têm se destacado como uma ferramenta indispensável para profissionais de todas as áreas, incluindo a odontologia.
A presença online deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade, e os dentistas estão cada vez mais reconhecendo os benefícios de utilizar plataformas de mídia social para promover seus serviços, construir relacionamentos com pacientes e fortalecer suas marcas pessoais.
No entanto, para obter sucesso nesse universo virtual, é fundamental adotar uma abordagem estratégica. Neste texto, mostraremos como os dentistas podem planejar suas postagens de maneira eficaz nas redes sociais, aproveitando ao máximo essa ferramenta poderosa para alcançar seus objetivos profissionais e oferecer uma experiência enriquecedora aos seus pacientes.
Seja você um profissional de longa data na área da saúde bucal ou um recém-chegado ao mundo digital, as estratégias e dicas aqui apresentadas serão valiosas para navegar pelo complexo ambiente das redes sociais com confiança e eficiência.
Como planejar as postagens?
As redes sociais não são um ambiente que as pessoas visitam apenas por lazer. Muitas descobertas de serviços e decisões de compra acontecem lá. Por exemplo, em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 64% das pessoas revelaram que já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram.
O planejamento de posts nas redes sociais é crucial para garantir que você possa alcançar seus objetivos de forma consistente e eficaz. Aqui estão algumas etapas para te ajudar:
- Defina seus objetivos
- Conheça seu público-alvo
- Escolha as plataformas certas
- Crie um calendário de conteúdo
- Diversifique o conteúdo
- Use imagens de alta qualidade
- Inclua chamadas para ação (CTAs)
- Mantenha a consistência
- Interaja com o público
- Analise e ajuste
1. Defina seus objetivos
Antes de começar a planejar suas postagens, é fundamental estabelecer quais são seus objetivos. Você deseja aumentar sua visibilidade online, educar seus pacientes sobre saúde bucal, promover serviços específicos ou construir confiança e relacionamentos?
Com clareza sobre seus objetivos, é mais fácil pensar em conteúdos para as postagens.
Leia também: Como montar um plano de marketing para dentistas
2. Conheça seu público-alvo
Compreender quem são seus pacientes ideais é fundamental para criar conteúdo relevante. Considere a faixa etária, interesses, sua própria especialidade, problemas dentários comuns e perguntas frequentes dos seus pacientes.
Isso ajudará você a adaptar suas postagens para atender às necessidades e interesses do seu público.
3. Escolha as plataformas certas
Nem todas as redes sociais são iguais. Escolha as plataformas que melhor se alinham aos seus objetivos e ao seu público-alvo. Por exemplo, o Instagram pode ser ideal para compartilhar imagens de antes e depois de procedimentos ou vídeos curtos educativos nos reels, enquanto o YouTube você precisará criar conteúdos maiores e mais aprofundados.
Num geral, o que as plataformas e seus algoritmos esperam de você como criador de conteúdo é constância e relevância. Ou seja, assim que começar a executar a sua estratégia não poderá simplesmente parar — seja por um mês, seja por uma semana — e o tipo de conteúdo que produz deverá ser consistente — o que exige planejamento e pesquisa.
Justamente por isso, é importante seguir aos poucos, especialmente se você estiver começando agora a se posicionar nas redes sociais. Escolha um ou, no máximo, dois canais, para trabalhar por ora — pensando sempre no tempo hábil e complexidade do tipo de conteúdo que quer fazer. Tentar se inserir em vários ao mesmo tempo apenas atrapalhará o seu planejamento.
4. Crie um calendário de conteúdo
Desenvolva um calendário que detalhe os tipos de conteúdo que você planeja postar e em que datas. Isso ajuda a manter uma presença constante e evita a improvisação de última hora.
Neste link, você encontra um modelo de calendário de publicações da Resultados Digitais!
5. Diversifique o conteúdo
Varie o tipo de conteúdo que você compartilha. Além de informações educacionais, você pode incluir posts sobre sua equipe, histórias de sucesso de pacientes, notícias relevantes sobre odontologia e até mesmo postagens mais descontraídas para humanizar sua marca.
Além do tipo de conteúdo, varie também os formatos. No Instagram e no Facebook, por exemplo, fotos e imagens podem ser mais práticas de se fazer, mas vídeos e stories acabam tendo melhor performance e mais chance de viralizar.
Outro ponto é adequar seus conteúdos às tendências de cada rede social (isso não quer dizer que você terá que aprender as “dancinhas”). Veja os áudios e interpretações que estão em alta e pense em uma forma de adequar à sua prática.
Leia também: Frases de dentista para Iinstagram: ideias de posts
6. Use imagens de alta qualidade
Como dentista, imagens são fundamentais para mostrar seu trabalho. Certifique-se de usar fotos de alta resolução que demonstrem o resultado de tratamentos e procedimentos. Isso pode aumentar a confiança dos pacientes em potencial.
7. Inclua chamadas para ação (CTAs)
Em suas postagens, incentive os seguidores a agir. Isso pode ser agendar uma consulta, compartilhar a postagem, fazer perguntas nos comentários ou visitar seu site para saber mais.
Um recurso indispensável nos perfis de redes sociais hoje são as ferramentas de social-linking, como Linktree e Beacons. Por meio de uma única URL, você pode exibir todos os links importantes para seus usuários, como seu site, WhatsApp, agenda de consultas, outras redes sociais, portais de avaliação etc.
8. Mantenha a consistência
Como mencionamos mais acima, tudo que os algoritmos das plataformas querem é constância e relevância. O mesmo vale para o público!
Há uma relação lógica: quanto mais frequentes e consistentes as publicações, mais seu conteúdo é exibido para a sua rede. Quanto mais pessoas da sua rede visualizam e interagem, mais a plataforma vai sugerir seu conteúdo para usuários que ainda não te conhecem.
Você ainda pode potencializar o alcance impulsionando as publicações (veja aqui como funcionam as plataformas de anúncios da Meta e do Google). Mas a forma mais barata e com direcionamento de público adequado é crescer de forma orgânica, ou seja, com qualidade e consistência nos conteúdos
9. Interaja com o público
Outro tipo de ação esperada pelos algoritmos e próprios usuários das plataformas é a sua disponibilidade para interagir com eles. Seja por comentários, mensagens diretas ou formatos de conteúdo que estimulem interações (como as caixas de perguntas dos stories e respostas a comentários do Tik Tok).
Ao interagir com o público você estará respondendo às intenções dessas duas frentes. Para o algoritmo, você mostra que não está “spamando” conteúdos e quer criar uma comunidade à sua volta. Para seus seguidores, você mostra que valoriza a participação deles e que suas opiniões são relevantes para o tipo de conteúdo que produz.
10. Analise e ajuste
Não existe apenas uma forma de fazer conteúdo! No fim das contas, o que dita a efetividade da sua estratégia e se os seus conteúdos são relevantes são as métricas. Por isso, a performance das suas postagens, como alcance, engajamento e conversões.
Com base nesses dados, ajuste sua estratégia conforme necessário para otimizar os resultados ao longo do tempo.
Também acompanhe o que outros dentistas têm feito em suas redes sociais. Inclusive, quem está crescendo consistentemente em números de seguidores/inscritos, visualizações e engajamento é uma referência até melhor do que quem já é “grande”, afinal você pode ver em tempo real quais são os tipos de conteúdo que estão dando certo para esse perfil.
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Não subestime o design
É possível criar designs atraentes para suas postagens nas redes sociais, mesmo que você não tenha experiência em design gráfico. Criar posts atrativos é essencial para se diferenciar entre a concorrência.
Aqui estão algumas dicas e ferramentas que podem ser úteis:
Ferramentas de Design Gráfico
- Canva: uma plataforma on-line que oferece uma variedade de modelos pré-designados para redes sociais. É intuitivo e oferece opções de personalização.
- Adobe Express (antigo Adobe Spark): também on-line, permite criar designs para redes sociais com facilidade. Ele oferece modelos e recursos visuais para criar designs atraentes.
- VistaCreate (antigo Crello): bastante similar ao Canva, o VistaCreate oferece uma variedade de modelos para designs de mídia social.
- Pixlr: possui ferramentas grátis para edição de fotos e design gráfico, também com bibliotecas de templates.
Templates Prontos
Use modelos pré-fabricados para criar designs consistentes. Esses modelos geralmente têm as dimensões corretas para diferentes plataformas de mídia social, economizando tempo e garantindo que o design se encaixe adequadamente.
Com tantos recursos disponíveis, é muito comum que alguém que não tenha experiência em conceitos de design fique perdido, incluindo muitos ou poucos elementos. Templates são uma forma de aproveitar a expertise de profissionais formados e experientes, aplicando às especificidades da sua marca, como cores, logo e fontes.
Caso realmente queira se aventurar a criar designs próprios, atente-se: as redes sociais possuem dimensões de imagens e vídeos próprias, pensadas especialmente para que a experiência de seus usuários nos smartphones seja a melhor possível. Por isso, lembre-se de verificar as dimensões corretas de cada plataforma.
Escolha de cores e fontes
Mantenha uma paleta de cores consistente com a identidade visual do seu consultório ou marca. Isso ajuda a criar reconhecimento e coesão visual, que fará seus seguidores/inscritos terem a assimilação quase que instantânea: “Um post com estas cores, neste formato e com este logo com certeza são daquele consultório”.
Também, escolha fontes legíveis e profissionais para o texto nas postagens e evite fontes complicadas que possam dificultar a leitura (como aquelas que simulam escrita cursiva ou fontes com muitos detalhes). A fonte escolhida é outra que ajudará os seguidores a reconhecerem sua marca e criarem impressões sobre ela. Por exemplo, uma fonte que passe uma imagem mais “infantil” pode fazer sentido para um consultório de odontopediatria, mas nem tanto para um consultório especializado em procedimentos estéticos.
Imagens e gráficos
Use imagens de alta qualidade, incluindo fotos dos tratamentos, sua clínica e equipe. Quanto mais nítidas as imagens, mais fácil seu seguidor conseguirá identificar a qualidade do serviço — por isso é bom evitar tratamentos excessivos em editores de fotos, como o Photoshop, que são facilmente identificados.
A linguagem gráfica, por meio de ícones e gráficos relevantes para ilustrar conceitos e informações, também é extremamente importante para o reconhecimento da sua marca. Quanto mais uniforme e consistente é o uso desses recursos e seu estilo, mais fácil fica para os usuários associarem as publicações ao seu consultório.
Leia também: O guia completo do Marketing Odontológico: planejamento, estratégias e dicas
Simplicidade é elegância
Um erro muito comum por quem não tem familiaridade com conceitos de design é a busca por algo muito complexo. Muitos elementos gráficos, como formas, textos, ícones e cores, deixam o seu conteúdo confuso e difícil de ler. Na maioria das vezes, a simplicidade é mais eficaz para transmitir as informações.
O mesmo vale para o tipo de conteúdo proposto. Seus vídeos não precisam ter a qualidade de imagem e edição de um filme hollywoodiano. Um smartphone com câmera boa, iluminação certa e você bem enquadrado é o suficiente para produzir um bom conteúdo.
Destaque informações mais importantes
Certifique-se de que as informações mais importantes, como sua mensagem-chave, logotipo e chamada para ação (CTA), estejam bem destacadas.
Logotipo e identidade visual
Inclua seu logotipo de maneira discreta nas postagens para reforçar a sua marca.
Mantenha a identidade visual consistente com o logotipo, cores e estilo de design em todas as postagens.
Teste e adaptação
Experimente diferentes designs e observe como o público reage. Ajuste suas abordagens com base nos resultados e no feedback.
Inspiração
Explore outras contas de dentistas ou profissionais de saúde nas redes sociais para obter inspiração. Não copie, mas use essas contas como referência para ideias de design.
Lembre-se de que, embora um bom design seja importante, o conteúdo também deve ser valioso e relevante para o seu público. Seja autêntico, forneça informações úteis e construa relacionamentos genuínos com seus seguidores.
Leia também: Indicação clínica: como dentistas podem captar pacientes com marketing boca a boca
Conte com ajuda profissional
Se você não se sentir à vontade para cuidar de suas redes sociais (ou não tiver tempo - o que é bastante compreensível) busque ajuda de um profissional para te auxiliar.
Um profissional de marketing digital pode criar estratégias abrangentes para promover sua clínica odontológica no ambiente digital. Eles podem ajudar a definir metas, identificar o público-alvo, planejar campanhas e avaliar os resultados.
Além de contratos formais de trabalho (CLT ou PJ), você pode buscar a contratação de um freelancers. Hoje, existem muitas formas de encontrá-los: 1) você pode usar o LinkedIn, publicando sua procura e pesquisando ativamente por profissionais; 2) você pode usar plataformas para obter orçamentos, como GetNinjas, 99 Freelas ou Workana.
Contratar uma agência de marketing digital pode ser uma opção abrangente (embora mais cara), pois eles geralmente têm uma equipe de especialistas em várias áreas, como mídia social, marketing de conteúdo, design e análise.
O importante é que você saiba que, em algum nível, terá que se envolver na gestão do conteúdo, mesmo que seja para sugerir ideias de posts ou aprovar as produções feitas por profissionais contratados.
E os antes e depois, é permitido?
Através da Resolução 196/2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou divulgação de autoretratos (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, e dá outras providências. Ou seja, o uso de antes e depois é permitido, mas não indiscriminadamente.
Somente o cirurgião-dentista responsável pelo procedimento pode divulgar as imagens referentes ao diagnóstico e conclusão do tratamento — imagens de “durante” são consideradas infrações éticas —, desde que autorizadas pelo paciente ou seu responsável legal.
Neste artigo, o CFO responde às dúvidas sobre esta resolução!
Conclusão
A dica de ouro é: a chave para o sucesso nas redes sociais é autenticidade e valor. Forneça informações úteis, seja engajado e demonstre sua paixão pela odontologia. Isso ajudará a construir uma comunidade on-line sólida e a fortalecer sua presença profissional.
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