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Como montar um plano de marketing para dentistas

Confira um passo a passo de como montar um plano de marketing para seu consultório odontológico.

Imagem mostra um homem e uma mulher dentro de um consultório odontológico, ambos olhando para um computador.
data

11/9/2023

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10 minutos

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Marketing Odontológico

Marketing Digital

Redes Sociais para Dentistas

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Montar um plano de marketing eficiente é essencial para todo dentista que quer aproveitar ao máximo os benefícios dessa frente estratégica. Com um bom preparo e execução é possível se destacar em meio à concorrência acirrada e alcançar o sucesso no consultório.

No entanto, muitos profissionais da área ainda não reconhecem a importância do marketing ou não sabem por onde começar.

O plano de marketing é uma ferramenta poderosa não só para alavancar o seu consultório, mas também para mantê-lo em constante crescimento.

Com este recurso, você pode construir uma presença digital sólida, criar uma reputação positiva e se destacar em um mercado competitivo: prospectando novos pacientes, fornecendo informações relevantes sobre o universo odontológico e contribuindo para o desenvolvimento do seu consultório.

Neste artigo, explicaremos passo a passo como montar um plano de marketing eficaz para dentistas, destacando estratégias e táticas que podem impulsionar o seu negócio.

1. Análise do mercado e do público-alvo

O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing eficiente é realizar uma análise detalhada do mercado e do público-alvo.

É fundamental entender a concorrência local, identificar oportunidades e ameaças, além de compreender o comportamento dos potenciais pacientes. Essa pesquisa pode ser realizada de forma digital, através de entrevistas com pacientes e análise de dados demográficos da sua região.

Também vale dar uma consultada nos perfis de seus concorrentes para compreender a abordagem e o posicionamento deles na internet, em especial nas redes sociais.

2. Definição de objetivos claros

Após a primeira etapa, é hora de estabelecer objetivos claros e realistas para o plano de marketing. Eles devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado, como estabelecido na meta SMART, que define uma série de critérios para nos atentarmos. Confira abaixo:

  • (S) Específica: consiste em saber o que se quer alcançar e as ações que você tomará para atingir seu objetivo.
  • (M) Mensurável: é preciso ter indicadores para mensurar o progresso da meta.
  • (A) Atribuível: é necessário especificar quem será o responsável pelo alcance da meta.
  • (R) Realista: defina metas que, de fato, você consiga atingir. Leve em consideração os recursos disponíveis.
  • (T) Temporal: tenha um prazo para alcançar a meta, caso contrário, o adiamento dela inúmeras vezes será certeiro. Você sabe como é.

Alguns exemplos de metas incluem aumentar o número de pacientes em 20% nos próximos seis meses, ter um faturamento 15% maior no próximo ano ou expandir o atendimento para uma nova região.

Aqui você pode conferir um material do Sebrae sobre como definir metas SMART no pós-pandemia.

3. Criação da identidade visual: etapa essencial para montar um plano de marketing 

Esta é uma das etapas que consideramos mais agradáveis. A identidade visual é a representação gráfica da sua marca ou da sua clínica. É hora de definir o seu serviço em uma imagem. Ela inclui elementos como logotipo, paleta de cores, fontes e estilo de design.

Uma identidade visual bem desenvolvida ajuda a transmitir profissionalismo e confiabilidade aos pacientes. É importante manter a consistência em todos os materiais de marketing, incluindo site, assinatura de e-mails, redes sociais, cartões de visita, papel timbrado e demais materiais impressos.

Para esta atividade é interessante contar com apoio profissional especializado, ou seja, uma agência ou profissional autônomo da área de marketing ou design.

Caso esteja começando seu consultório e queira evitar gastos a mais, uma opção é utilizar ferramentas online para gerar logomarcas e aplicações em kits. Não é o mesmo que contar com a criatividade de um especialista, mas é um bom ponto de partida para não ficar no “zero”. Aqui a sugestão de algumas ferramentas grátis para criar seu logo:

Estas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ferramentas de inteligência artificial que você pode encontrar pesquisando no Google.

Leia também: O guia completo do Marketing Odontológico: planejamento, estratégias e dicas

4. Desenvolvimento de um website otimizado

Muitas vezes, esse é o melhor caminho para garantir o seu espaço no mundo digital. Isso porque para encontrar profissionais especializados, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de escolher um dentista.

Ter um site bem projetado e otimizado te ajuda a passar mais credibilidade e profissionalismo no ambiente on-line, o que é essencial para atrair clientes.

O seu site deve ser fácil de navegar, conter informações relevantes sobre os serviços que você oferece, o horário de atendimento e as formas de contato. Além disso, é importante garantir que o site seja compatível com dispositivos móveis, uma vez que, atualmente, cerca de 62% das pessoas acessam a internet pelo celular. E esse índice só tende a crescer.

Novamente, aqui você idealmente precisaria contar com a ajuda de um profissional de design — geralmente, você consegue fechar um pacote que inclui sua logomarca, identidade visual e website.

Porém, também é possível utilizar plataformas online de criação e hospedagem de sites. Inclusive, muitas delas possuem templates (modelos) prontos, além de uma experiência de uso em que você não precisa saber programar para mexer no seu site (tudo é feito movendo módulos). Aqui algumas plataformas:

5. Presença nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para construir relacionamentos com os pacientes e aumentar a visibilidade do dentista ou da clínica. É fundamental identificar quais plataformas são mais utilizadas pelo público-alvo e criar uma estratégia de conteúdo envolvente.

Compartilhar dicas de saúde bucal, casos de sucesso, informações sobre tratamentos e depoimentos de pacientes satisfeitos pode ser uma abordagem eficaz para atrair seguidores e potenciais clientes.

Neste artigo, explicamos em mais detalhes como utilizar as redes sociais a seu favor: Social Media para dentistas: como planejar seus posts

6. Anúncios online

Por meio de anúncios em plataformas como Google (que inclui YouTube) e Facebook (que inclui Instagram e WhatsApp), é possível alcançar potenciais clientes que não conheceriam seu estabelecimento organicamente.

Com este recurso, o site do seu consultório pode aparecer, por exemplo, quando a pessoa está navegando por seu Instagram, verificando as publicações do Facebook ou fazendo uma pesquisa no Google.

Porém, antes de qualquer coisa, é necessário aprender a usar as plataformas e ter uma verba dedicada, bem como estabelecer metas que lhe digam se o investimento se pagou.

Nestes artigos, explicamos como funcionam as plataformas do Google Ads e Meta Ads:

7. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e educar os pacientes por meio da disponibilização de conteúdo relevante e útil. Isso pode incluir artigos em blogs, vídeos explicativos, infográficos e e-books sobre diversos temas relacionados à saúde bucal.

Por exemplo, você pode produzir conteúdos sobre cuidados com a saúde bucal, tratamentos odontológicos, dicas para prevenção de problemas dentários e outras informações relevantes para o seu público-alvo.

Ao fornecer informações valiosas, você demonstra autoridade e constrói uma relação de confiança com os pacientes.

8. Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta eficaz para manter um relacionamento próximo com os pacientes. Ao coletar endereços de e-mail de forma ética (considerando as especificações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o dentista pode enviar newsletters informativas, promoções especiais e lembretes de agendamento. Além de conteúdos que possam auxiliar os pacientes em sua rotina de higiene bucal e estética, conforme sua área de atuação.

É importante evitar o envio de e-mails excessivos ou com mensagens irrelevantes, para não se tornar uma fonte de spam indesejado.

Para evitar trabalhos excessivos, como envios individuais ou preenchimento manual dos endereços de e-mail, considere o uso de alguma ferramenta que te ajude com disparos em massa, como o MailChimp, SendPulse e HubSpot (todas com planos gratuitos).

9. Parcerias e eventos locais

Estabelecer parcerias com empresas locais, como farmácias, academias e escolas, pode ser uma forma eficiente de divulgar o consultório e atrair novos pacientes – que tal oferecer 10% de desconto para novos clientes que chegam através dos parceiros?

Além disso, a participação em eventos locais, como feiras de saúde, palestras em escolas e workshops, permitirá que você demonstre conhecimento e interaja com a comunidade.

Leia também: Indicação clínica: como dentistas podem captar pacientes com marketing boca a boca

10. Avaliações e depoimentos 

As avaliações e os depoimentos de pacientes satisfeitos são fundamentais para estabelecer a credibilidade do consultório – e atrair novos clientes.

Incentive os pacientes a deixarem feedbacks positivos nas redes sociais ou na internet e responda a todas as avaliações, mostrando que o consultório valoriza a opinião de todos.

Um canal no qual você pode estimular que seus pacientes deixem comentários é no perfil da sua empresa no Google. Afinal, é este o recurso que é exibido quando pessoas pesquisam por dentistas em suas regiões.

Ao estimular que deixem esses comentários, você mostra pro algoritmo do Google que seu consultório é relevante e ele dará preferência a exibi-lo entre os primeiros resultados em buscas mais genéricas (por exemplo, “dentistas em Porto Alegre”).

Neste artigo explicamos como configurar e otimizar o seu perfil: Como cadastrar sua clínica odontológica no Google Meu Negócio

Avaliação de resultados e ajustes no plano

Para analisar se o plano de marketing está funcionando, é fundamental acompanhar os resultados das estratégias implementadas e realizar ajustes conforme necessário.

Utilize ferramentas de análise para medir o tráfego do site, o engajamento nas redes sociais, o retorno sobre o investimento em campanhas pagas, entre outros indicadores. Com base nos dados coletados, faça adaptações para melhorar a eficácia das ações de marketing.

As informações dos seus pacientes também podem ser muito úteis na hora de montar  o plano de marketing para o seu consultório. E aqui temos uma ótima notícia para compartilhar.

Aqui tem alguns artigos sobre as principais métricas de marketing e como acompanhá-las:

  • Resultados Digitais - Métricas de marketing: o que são, quais são as mais relevantes e quais realmente medem o sucesso do negócio
  • Rock Content - Quais são os tipos de métricas de marketing para medir o seu sucesso?
  • Ebac - O que são as métricas de marketing e quais tipos existem?

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