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O guia completo do Marketing Odontológico: planejamento, estratégias e dicas

Confira as diferentes frentes do Marketing Odontológico que você pode adotar para sua clínica!

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11/9/2023

tempo de leitura

14 minutos

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Marketing Digital

Marketing Odontológico

Redes Sociais para Dentistas

Indicações

Alguns anos atrás, falar de marketing odontológico era raro. Investir nesse tipo de divulgação era considerado uma mercantilização da profissão, pois havia um certo tabu sobre esse assunto.

A resistência era tanta, que a prática colocava em xeque aspectos éticos e legais da atuação, chegando até a questionar a capacidade profissional de quem fazia o anúncio. Esse tabu se estendia a toda área da saúde.

Contudo, os tempos mudaram e o advento do marketing não só criou novos empregos, como fez com que a atividade passasse a ser benéfica tanto para dentistas quanto para pacientes. Afinal, quem não quer aprender mais sobre um assunto que impera na rotina de todas as pessoas?

Nesse sentido, hoje em dia, o marketing odontológico é uma ferramenta fundamental para esclarecer dúvidas e transmitir conteúdo sobre  odontologia. E, de quebra, ainda aproxima o paciente. Tanto que, muitas vezes, mesmo que ele esteja indo pela primeira vez ao consultório, já conhece o 'seu' dentista há tempos.

Neste guia completo, vamos abordar o planejamento, as estratégias e as dicas essenciais para um marketing odontológico eficaz.

O que é marketing odontológico?

Marketing Odontológico refere-se ao conjunto de estratégias e técnicas de promoção dos serviços de consultórios, clínicas e  serviços de dentistas. É um campo essencial para consultórios e clínicas dentárias, que buscam atrair pacientes, construir uma reputação sólida e crescer de forma ética e eficaz. 

Sem a criação e execução de um planejamento de divulgação, por mais simples que seja, dentistas ficam dependentes apenas de indicações e da sorte das pessoas encontrarem seus consultórios.

Os benefícios do marketing para dentistas

O Marketing Odontológico oferece uma série de vantagens cruciais para os profissionais da odontologia. Primeiramente, ele amplia a visibilidade do consultório, tornando-o mais acessível aos pacientes em busca de cuidados dentários. Além disso, ao estabelecer uma presença online sólida, você constrói confiança e autoridade, atraindo pacientes que valorizam a transparência e a credibilidade.

Outro benefício significativo é a possibilidade de direcionar suas estratégias para um público-alvo específico, atraindo pacientes mais alinhados com sua prática. O Marketing Odontológico também fortalece o relacionamento com os pacientes existentes, incentivando a fidelidade e o retorno para consultas regulares.

Além disso, ao otimizar sua estratégia de marketing, você pode economizar tempo e recursos, obtendo resultados mensuráveis e um ROI (Retorno sobre Investimento) mais sólido. Por fim, você é capaz de se destacar em um mercado saturado, diferenciando-se com eficácia e alcançando o crescimento sustentável de sua prática.

Como montar um planejamento estratégico de marketing

Antes de começar qualquer campanha de marketing e investir em canais de anúncios, é essencial estabelecer um planejamento estratégico sólido. Aqui estão algumas etapas importantes a serem consideradas:

  1. Análise do mercado e do público-alvo
  2. Definição de objetivos claros
  3. Criação da identidade visual: etapa essencial para montar um plano de marketing
  4. Desenvolvimento de um website otimizado
  5. Presença nas redes sociais
  6. Criação de conteúdos
  7. Faça campanhas de e-mail marketing
  8. Feche parcerias e organize/participe de eventos locais
  9. Colete avaliações e depoimentos 

Além destes passos, há uma etapa pós-execução das ações de divulgação que é a análise de resultados. Não adianta só fazer algo porque é padrão do mercado ou porque é “legal”, todo investimento precisa ser justificado.

Por isso, você deve sempre ter mapeados quais serão os indicadores usados como referência para saber se determinada estratégia está funcionando ou não. Dessa forma, conseguirá fazer uma gestão mais eficiente dos investimentos, focando no que traz mais resultados e removendo aquilo que não é eficaz.

Neste artigo, explicamos com detalhes cada um destes tópicos e a análise de resultados: Como montar um plano de marketing para dentistas

Presença nas redes sociais para dentistas

As redes sociais são ferramentas poderosas para construir relacionamentos com os pacientes e aumentar sua visibilidade no meio digital. Essa é uma vitrine gratuita para dentistas exibirem a qualidade dos seus serviços, mostrarem sua autoridade e realizarem serviços públicos (como conscientização sobre doenças e higiene bucal).

A referência mantida por muitos é a dos influenciadores do ramo, dentistas super desenvoltos em frente à câmera, e que para crescer nesse espaço é preciso ter essa habilidade. No entanto, isso não é necessário.

Com planejamento e fazendo o “arroz e feijão”, você consegue cativar a audiência e passar o valor do seu serviço. Criar conteúdos interessantes e interagir com os seguidores (via comentários, respondendo dúvidas em stories etc.) é o suficiente para começar.

É fundamental identificar quais plataformas são mais utilizadas por seu público-alvo e o tipo de conteúdo que os interessa para criar uma estratégia de conteúdo envolvente direcionada.

Por exemplo, se o perfil dos seus pacientes for mais jovem, é muito provável que consumam redes sociais e formatos de conteúdo mais específicos (como Instagram e Tik Tok), bem como estejam atentos à trends particulares. Então, você precisará ficar atento quais são os conteúdos que estão viralizando para ter ideias e chamar sua atenção.

Importante: a publicidade feita por dentistas não pode ser feita de forma indiscriminada. O Conselho Federal de Odontologia regulamentou essa prática, expressando o que é e não é permitido. Ao desobedecê-lo, infrações éticas podem ser punidas com advertências, publicização da pena e até a suspensão ou cassação do exercício profissional, dependendo da gravidade.

Entenda com mais profundidade como usar as redes sociais a favor do seu consultório neste artigo: Social Media para dentistas: como planejar seus posts

Ideias de posts para Instagram

O Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil, com 113,5 milhões de usuários, atrás apenas do WhatsApp (142,2 milhões) e do YouTube (142 milhões).

E acredite, eles esperam que empresas e prestadores de serviço estejam presentes nas redes sociais. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 77% dos entrevistados esperam que marcas estejam nesses espaços para interagir com consumidores.

Na mesma pesquisa, 64% das pessoas revelaram que já compraram algum produto ou serviço que conheceram no Instagram. Ou seja, a rede é comprovadamente um canal importante para chamar novos clientes.

Neste artigo, compilamos ideias de como pensar em posts para alimentar o seu perfil: Frases de dentista para Instagram: ideias de posts

Por que anunciar sua clínica odontológica na internet

Anunciar online é uma das melhores formas de promover produtos e serviços para uma grande quantidade de pessoas de forma direcionada por interesse, geografia e demografia. Por meio deles, é possível alcançar potenciais clientes que não conheceriam seu estabelecimento organicamente.

Com este recurso, o site do seu consultório pode aparecer, por exemplo, quando a pessoa está navegando por seu Instagram, verificando as publicações do Facebook ou fazendo uma pesquisa no Google.

Porém, para começar a fazer anúncios, é necessário aprender a usar as plataformas e ter uma verba dedicada, bem como estabelecer metas que lhe digam se o investimento se pagou.

As duas principais plataformas de anúncio usadas por profissionais de marketing são o Meta Ads (que engloba Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Google Ads (que contempla o YouTube, as páginas de pesquisa do Google e a exibição de banners em websites, portais de notícia etc.).

Também existem outras redes sociais com plataformas de anúncios, como o LinkedIn, o Tik Tok e o X (antigo Twitter). Porém, é mais indicado aprender as mais usadas, antes de investir nas demais.

Facebook Ads (Meta Ads)

Através dessa plataforma, dentistas podem alcançar um público específico, construir sua marca e atrair novos pacientes, seja no Facebook ou no Instagram – ambas disponíveis no Meta for Business.

A vantagem essencial do Facebook Ads reside na capacidade de direcionar anúncios para um público altamente segmentado. Com recursos avançados de segmentação demográfica e comportamental, é possível atingir potenciais pacientes com base em critérios como idade, localização, interesses e até mesmo comportamentos de pesquisa relacionados à odontologia.

Outra vantagem é a flexibilidade orçamentária. Os dentistas podem definir seus próprios limites de gastos e ajustar estrategicamente o investimento com base no desempenho dos anúncios. Isso significa que o Marketing Odontológico pode ser acessível para clínicas de todos os tamanhos, permitindo que até mesmo pequenos consultórios compitam de forma eficaz no mundo digital.

Neste artigo, explicamos como dentistas podem criar seus anúncios no Facebook Ads: Como usar o Facebook Ads para dentistas

Google Ads

Em 2022, mais de 8,5 bilhões de pesquisas foram feitas por dia no Google, de acordo com um levantamento divulgado pela Agência Mestre. É de longe o mecanismo de busca mais usado no mundo.

O Google Ads oferece uma oportunidade valiosa para dentistas alcançarem pacientes em potencial no momento certo. Dessa forma, os dentistas podem garantir que seus serviços odontológicos sejam exibidos no topo dos resultados de pesquisa quando os pacientes procuram informações relacionadas à odontologia.

Uma das principais vantagens do Google Ads é a intenção do usuário. Quando alguém procura por serviços odontológicos no Google, é um sinal claro de interesse. Portanto, é possível atingir um público altamente qualificado, o que aumenta as chances de conversão. Além disso, os anúncios podem ser exibidos em diversos formatos, incluindo texto, imagens e vídeos, permitindo que os dentistas escolham a melhor abordagem para promover seus serviços.

Outro benefício significativo é o controle total sobre o orçamento. Os dentistas podem definir um limite diário ou mensal para seus gastos e monitorar o desempenho em tempo real.

Entenda melhor como usar o Google Ads para promover sua clínica neste artigo:Como usar o Google Ads para dentistas

Perfil da Empresa: seu consultório no mapa do Google

Para negócios que atendem em escala local/regional, não há ferramenta mais importante do que o Perfil da Empresa no Google, anteriormente conhecido como Google Meu Negócio. Este serviço gratuito oferecido pelo Google não só coloca sua clínica no mapa virtual, mas também fornece informações vitais aos pacientes, como horário de funcionamento, localização e avaliações. 

Quanto melhor você otimizar esse perfil com as informações vitais do seu consultório, mais chances você terá de ser encontrado quando um usuário pesquisa no Google  — ou diretamente no Maps — por dentistas em sua região.

Veja aqui como criar e melhorar o perfil da sua clínica no Google: Como cadastrar sua clínica odontológica no Google Meu Negócio

Marketing boca a boca: impulsionando as indicações clínicas

Como mencionamos anteriormente, depender exclusivamente de indicações não é uma forma de crescer ideal, porém ainda é uma forma de atração de pacientes que precisa ser aproveitada. 

Na verdade, o marketing boca a boca (como são conhecidas as estratégias para fomentar indicações) é a maneira mais barata e eficiente de captar — e isso vale para todos os segmentos. Essa máxima é sustentada, pois você não precisa investir qualquer verba para trazer esse novo cliente. 

Ordinariamente, se a indicação será feita ou não é o encantamento de quem já é seu paciente atualmente. A qualidade do seu serviço e atendimento é o suficiente para motivar esse comportamento — o inverso também vale, basta uma experiência ruim para que ele te critique para familiares, amigos e até nas redes sociais.

Algo que você, dentista, pode fazer, é pensar em estratégias para estimular que seus pacientes os indiquem para outras pessoas. Isso vai desde pedir que lhe deem uma nota nas plataformas de avaliação, até campanhas presenteando-os com brindes.

Não tenha dúvida, aposte no marketing odontológico

O marketing odontológico pode ser uma ferramenta poderosa para expandir sua base de pacientes e estabelecer uma presença sólida no mercado. Ao seguir um planejamento estratégico sólido e implementar práticas eficazes, você pode se destacar entre a concorrência e construir relacionamentos duradouros com seus pacientes. 

Lembre-se sempre de manter a ética, a qualidade e o compromisso com a saúde bucal em primeiro plano.

Sobre a Capim

A Capim é a única plataforma odontológica com financiamento para tratamentos integrado. Ou seja, dentistas, secretárias/recepcionistas e gestores têm à disposição todas as ferramentas fundamental para tornar sua rotina mais eficiente:

  • Agenda online inteligente
  • Prontuário eletrônico
  • Ficha clínica digital com odontograma e anamnese
  • Disparo de mensagens de lembrete e confirmação de consulta por WhatsApp gratuitas
  • Controle de receitas e despesas
  • E muito mais!

Além do essencial, conosco, consultórios e clínicas de todos os portes contam com o maior diferencial, a oferta de financiamento para tratamentos de seus pacientes. Com este recurso é possível viabilizar pagamentos flexíveis para seus clientes e aumentar o seu faturamento em até 40%.

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