Logotipo da Capim em azul escuro
Seta roxa apontando para a esquerda
home

Como funciona a ficha de anamnese do software Capim

Conheça os recursos e vantagens de usar a ficha de anamnese da plataforma Capim.

Imagem com fundo roxo e branco mostra, ao centro, as telas do prontuário digital da plataforma Capim.
data

6/10/2023

tempo de leitura

4 minutos

compartilhe
Tags

Anamnese

Anamnese odontológica

Ficha de Anamnese

Anamnese Capim

A ficha de anamnese é um dos pilares essenciais no atendimento odontológico. Ela é o ponto de partida para compreender o histórico de um paciente e suas necessidades específicas.

Sabendo disso, a Capim recorreu ao que há de mais moderno na tecnologia e desenvolveu uma ferramenta que pode ser integrada ao fluxo de trabalho das clínicas odontológicas. 

Uma solução prática e personalizável, que tem atraído os olhares de dentistas interessados em deixar sua rotina mais dinâmica, produtiva e eficiente. Isso porque a ficha de anamnese do software Capim reúne diversos benefícios.

Perguntas padrão

Nossa ficha de anamnese já vem equipada com um conjunto de perguntas padrão, desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde bucal. As questões estão organizadas em cinco sessões: Início, Rotina, Hábitos, Histórico e Específicas.

No total, são 19 perguntas que abrangem informações essenciais para avaliar a saúde bucal do paciente e seu histórico médico. 

Tê-las como padrão torna sua rotina mais prática e mantém a segurança de que você terá os dados necessários para realizar um diagnóstico assertivo e propor um tratamento adequado. 

Mas você também pode inovar. Confira a seguir.

Leia também: Os benefícios da anamnese digital para dentistas

Customização flexível

Além de propor perguntas padrão, outra vantagem do software Capim é a sua flexibilidade. Com ele, você tem a capacidade de personalizar a ficha de anamnese de acordo com suas preferências e necessidades.

Isso significa que é possível adicionar ou excluir perguntas para criar formulários que se adaptem ao atendimento de diferentes tipos de pacientes. 

Além disso, o software permite criar vários modelos de anamnese que podem ser selecionados no momento do atendimento, tornando o processo ainda mais eficiente. Por exemplo, se o seu novo paciente é uma criança, você pode ter perguntas mais direcionadas para esse público. Ou, se preferir, é possível criar perguntas conforme a faixa etária. 

Enfim, você é livre para decidir como vai customizar a ficha de anamnese que utilizará em seu consultório. 

Assinatura eletrônica para maior conveniência

Uma funcionalidade adicional e altamente conveniente oferecida pelo software Capim é que as anamneses podem ser assinadas eletronicamente pelos pacientes sem nenhum custo adicional.

Esse processo é feito de forma integrada e pode ser concluído pelo paciente em seu próprio dispositivo móvel. Isso agiliza o processo e contribui, ainda, para a redução do uso de papel na prática odontológica.

 

Ao adotar sistemas digitais, como o software Capim, os dentistas diminuem a quantidade de formulários impressos e documentos físicos armazenados, promovendo mais sustentabilidade ambiental e economia com impressões.

Leia também: Como fazer uma boa anamnese odontológica em 7 passos

Segurança e proteção dos dados

Com um software odontológico como o da Capim, você garante a segurança no armazenamento das fichas de seus clientes. Isso é fundamental, afinal, desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, em setembro de 2020, lidar adequada e zelosamente com os dados dos pacientes passou a ser responsabilidade essencial dos profissionais que os solicitam. 

E no caso da anamnese é você quem está pedindo que seu paciente preencha uma ficha e compartilhe sua situação. 

Portanto, esse é o primeiro ponto a que você deve se atentar e que deve assegurar quando solicita dados sensíveis. Muitas informações se caracterizam como tal, afinal, você precisará saber se seu paciente é soropositivo ou portador de alguma doença que possa ter repercussões em seu tratamento dentário.

Por isso, pode considerar este não só como mais um benefício da anamnese do software Capim, mas também como um dos mais importantes. 

Leia também: Como fazer uma boa anamnese odontológica em 7 passos

Maior precisão e legibilidade

Ao inserir os dados de forma padronizada e organizada na ficha de anamnese do software Capim, você elimina problemas com a caligrafia ilegível ou até com interpretação equivocada.

Mas aqui, vem uma recomendação importante: é fundamental que você converse com o seu paciente para compreender melhor as anotações. Isso confere maior precisão e afasta os desafios com a legibilidade das informações.

Além de garantir um registro mais completo e confiável, facilita o diagnóstico e o planejamento do tratamento. 

Facilidade no acesso e na atualização dos registros

O acesso aos registros torna-se mais rápido, permitindo que a equipe odontológica consulte as informações necessárias de forma imediata, inclusive durante o atendimento ao paciente.

Vale lembrar que a anamnese não é para ser checada apenas na primeira consulta, quando você está conhecendo seu paciente. É essencial revisar as informações que ali estão sempre que for atendê-lo novamente. Esta também é uma forma de garantir a segurança – não dos dados, mas do atendimento. Tão fundamental quanto!

Com isso, a atualização torna-se simples e prática. É possível adicionar informações novas ou alterar dados existentes de maneira rápida e conveniente.

Integração com outras ferramentas e recursos digitais

Outra vantagem da ficha de anamnese do software Capim é a sua integração com as outras ferramentas e recursos digitais, enriquecendo o processo de diagnóstico e tratamento. Por exemplo, imagens radiográficas, fotografias intraorais e registros de medidas podem ser salvas no prontuário digital do paciente, fornecendo um panorama mais completo de sua condição bucal.

E um detalhe pelo qual muitos dentistas se interessam é que a anamnese pode ser associada, inclusive, aos dados de pagamento do paciente, assim você consegue saber se está na hora de fazer cobranças ou ajustar valores.

Leia também: Qual o melhor software odontológico?

Como ter acesso à ficha de anamnese do software Capim

A ficha de anamnese da Capim é uma ferramenta poderosa para quem deseja simplificar e aprimorar o processo de coleta de informações médicas essenciais.

O software Capim deixa em suas mãos o controle da ficha clínica dos pacientes. Intuitivo e fácil de usar, permite que você registre e acompanhe digitalmente os prontuários, tenha fácil acesso aos seus dados, históricos de tratamento, odontograma e, claro, à anamnese.

Com todos esses benefícios, esta é uma solução completa e conveniente para atender às necessidades individuais de cada clínica odontológica, melhorando a qualidade do atendimento e a experiência do paciente.

Quer ver como funciona na prática? Teste a plataforma Capim por 7 dias grátis, é só clicar aqui.

Continue Lendo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!