Logotipo da Capim em azul escuro
Seta roxa apontando para a esquerda
home

Qual o melhor software odontológico?

Saiba quais são as qualidades que você deve procurar para escolher o melhor software odontológico para seu consultório.

Imagem mostra elementos do software odontológico Capim, como o controle financeiro e as análises de crédito.
data

25/8/2023

tempo de leitura

8 minutos

compartilhe
Tags

Software Odontológico

Sistema para Dentistas

Capim

A tecnologia é um caminho sem volta na odontologia. Sistemas têm assumido um papel fundamental no aprimoramento dos serviços prestados e na otimização dos processos clínicos e administrativos. 

Entre os avanços mais significativos nesse campo, a evolução dos softwares odontológicos tem se destacado como um elemento indispensável para clínicas e consultórios. Com uma variedade crescente de opções disponíveis no mercado, surge a indagação: “qual é o melhor software odontológico?”

A resposta para essa indagação é multifacetada e requer a consideração de diversas qualidades e atribuições essenciais que um bom software odontológico deve possuir, aliado com a necessidade de cada profissional. 

Este artigo se propõe a explorar as características fundamentais que os profissionais da odontologia devem buscar ao selecionar um software, ressaltando como essa ferramenta pode impulsionar a excelência no atendimento, a produtividade do ambiente clínico e, por consequência, a satisfação dos pacientes.

Por que utilizar um software odontológico?

Dentistas precisam de um software odontológico por uma série de razões que vão desde a melhoria da gestão clínica, administrativa e financeira, e até o aprimoramento do atendimento aos pacientes. 

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, essa tecnologia não é voltada apenas para negócios de grande porte, com múltiplos estabelecimentos. Consultórios menores também podem (e devem) adotá-las, visto que existem alternativas no mercado com um custo dentro de seu orçamento e acesso a todas as ferramentas que precisam para modernizar e manter a qualidade de seus serviços.

A plataforma Capim, por exemplo, adota um modelo all-inclusive. Ou seja, a partir da assinatura de um plano único por R$ 89,90 mensais (com condições especiais nas assinaturas semestrais e anuais), os usuários têm acesso a todas as ferramentas e módulos, sem exceção, incluindo a solução de financiamento para facilitar a realização de tratamentos de seus pacientes.

A seguir, destacamos algumas das principais razões pelas quais o uso de um software específico para a odontologia é altamente recomendado:

  • Organização e gestão eficiente
  • Agendamento e remarcação simplificados
  • Prontuários eletrônicos
  • Acesso a imagens e radiografias
  • Facilidade na emissão de documentos
  • Melhoria na comunicação com pacientes
  • Segurança e privacidade de dados
  • Melhoria na produtividade e eficiência
  • Aumento no faturamento da clínica

Organização e gestão eficiente

Um software odontológico permite o registro organizado de informações dos pacientes, como histórico médico, tratamentos realizados, agendamentos e pagamentos. Isso facilita o acesso rápido a dados relevantes, reduzindo erros, agilizando e otimizando a tomada de decisões clínicas e administrativas.

Agendamento e remarcação simplificados

A agenda vazia é um prejuízo para a clínica. Ou seja, as faltas às consultas têm um impacto financeiro na sua clínica, sendo necessário adotar maneiras de combater esse problema ativamente.

É por isso que um bom software, com agendamento automatizado, envio de mensagens de confirmação e lembretes de consulta e opções de remarcação pode ajudá-lo. Com estes recursos, você mantém sua rotina clínica mais organizada e diminui significativamente as faltas de pacientes.

A plataforma Capim, por sua vez, consegue ir além. Os disparos de lembretes e confirmações de consulta via WhatsApp, além de automáticos, são 100% gratuitos e sem limites de uso, afinal se o objetivo é te ajudar a aumentar o faturamento, não faz sentido cobrar mais.

Prontuários eletrônicos

Com um prontuário eletrônico, os dentistas podem manter registros precisos e completos dos tratamentos realizados, permitindo um acompanhamento detalhado do progresso dos pacientes ao longo do tempo.

Por meio de um software, vocês ainda consegue integração e acesso rápido a outras informações relevantes do paciente, como orçamentos, status dos pagamentos, planos de tratamento, anamneses e documentos. Tudo para facilitar o seu diagnóstico e atendimento personalizado daquele indivíduo.

Acesso a imagens e radiografias

Muitos softwares odontológicos permitem o armazenamento seguro e acesso a imagens e radiografias diretamente no sistema, tornando mais fácil a análise e comparação de exames.

Melhoria na comunicação com pacientes

Muitos softwares permitem o envio de mensagens personalizadas aos pacientes, mantendo um canal de comunicação aberto e melhorando a relação entre dentista e paciente. Isso vai desde os já mencionados lembretes de consulta até mensagens de aniversário.

Segurança e privacidade de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) trouxe à tona uma nova preocupação dos usuários de todos os tipos de serviços — e não apenas os digitais. O processo de atendimento odontológico envolve a captação de uma série de informações sensíveis e é seu papel, como dentista e gestor do consultório, não só mantê-las em sigilo como assegurar que esses dados não sejam perdidos, danificados ou desatualizados.

Um software odontológico em nuvem promove exatamente esta adequação à LGPD.

Por que necessariamente em nuvem e não aqueles que são instalados no seu computador? Arquivos e acessos via hardware são bastante almejados por vírus e hackers, enquanto ferramentas hospedadas em servidores e distribuídas pela internet tendem a ter uma proteção mais atualizada e reforçada, via criptografia.

Com a Capim, por exemplo, você consegue assegurar que os dados dos seus pacientes são acessados apenas por quem precisa, protegido por tecnologias que se atualizam constantemente.

Melhora na produtividade e eficiência

A produtividade de uma clínica não depende apenas do quanto um dentista consegue agilizar atendimentos e acessar informações de pacientes. 

Todo o fluxo que se inicia no agendamento e vai até o retorno precisa ser otimizado. De forma objetiva, além de ter as ferramentas, seu sistema odontológico precisa funcionar de forma integrada, intuitiva e eficiente em todas as etapas do processo. 

Isso inclui: uma agenda fácil e prática de usar; lançamentos e gestão receitas e despesas que não tomam horas de gestores, secretárias e dentistas para atualizar; elementos com modelos personalizáveis, como valores de procedimentos e fichas de anamnese; entre muitas outras ferramentas da rotina administrativa e financeira.

Com a automatização de tarefas e o acesso rápido a informações, o software permite que os dentistas e suas equipes sejam mais produtivos e eficientes em suas atividades diárias.

Aumento no faturamento da clínica

Este é um elemento que muitas clínicas esquecem de considerar quando procuram por um software odontológico. Geralmente, busca-se atender a necessidades específicas ou dores que suas ferramentas atuais não resolvem, enquanto o desempenho financeiro às vezes nem é atrelado a escolha da plataforma.

Em um nível mais elementar, por exemplo, a performance da agenda é um fator que influencia na receita, já que ela deve oferecer recursos para potencializar a confirmação e presença de pacientes no consultório — como mencionamos, agenda vazia e faltas são prejuízos!

Agora, indo um pouco além, quando pesquisa por plataformas, você questiona quais ferramentas podem te ajudar a potencializar o faturamento da clínica? Ou melhor, quais ferramentas conseguem lhe ajudar a promover mais tratamentos e procedimentos aos seus pacientes?

Na Capim, por exemplo, você tem à disposição uma solução para financiamento que pode oferecer aos seus pacientes. Com isso, você consegue viabilizar os tratamentos de forma parcelada para eles, com parcelas que cabem em seus orçamentos, e sem assumir o risco de cobranças e inadimplência para a clínica. Ainda, enquanto eles pagam em até 36x, você recebe o valor, menos a taxa de take rate, em até 48h — o que garante mais fluidez e previsibilidade ao caixa para arcar com despesas e melhorias para o consultório.

Como escolher um bom software odontológico?

A escolha do melhor software odontológico para o seu consultório ou clínica é uma decisão crucial, e é importante considerar alguns aspectos fundamentais para garantir que o sistema atenda às necessidades específicas do seu negócio. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher o software odontológico mais adequado:

  1. Identifique suas necessidades
  2. Avalie as funcionalidades oferecidas
  3. Leve em conta a usabilidade e interface amigável
  4. Procure um software com personalização e flexibilidade
  5. Verifique a qualidade do suporte técnico e frequência de atualizações
  6. Verifique a política de segurança dos dados
  7. Confira as avaliações dos usuários no Google e outras plataformas
  8. Teste o software antes de efetuar a compra (a maioria oferece um período de teste gratuito)

Teste o software da Capim

Ao longo deste artigo, já mencionamos uma série de ferramentas que você tem acesso na plataforma Capim! Funcionalidades cruciais, como:

  • Financiamento para tratamentos e procedimentos
  • Agenda online inteligente
  • Disparo de lembretes e mensagens de confirmação por WhatsApp gratuitamente e sem limite de uso
  • Ficha clínica 100% digital (com anamnese e odontograma)
  • Controle de receitas e despesas
  • Armazenamento de documentos
  • Planos de tratamento
  • Gestão de orçamentos e pagamentos

Tudo isso usado de forma ágil e intuitiva. É a tecnologia a favor dos dentistas!

Teste agora todas as ferramentas por 7 dias grátis! É só clicar aqui!

Continue Lendo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!