Logotipo da Capim em azul escuro
Seta roxa apontando para a esquerda
home

Humanizando a gestão dos consultórios com um Software Odontológico

Confira como a Dra. Carolina Shintani uniu a odontologia humanizada e a tecnologia com o Software Capim.

Imagem com fundo roxo claro. Ao centro, com uma moldura circular, há a foto da Dra. Carolina Shintani, uma mulher japonesa, com cabelo castanho escuro, posando com o queixo repousando em sua mão. Ao lado do círculo, tem o texto: "Case de Sucesso, Dra. Carolina Shintani.
data

3/4/2024

tempo de leitura

5 minutos

compartilhe
Tags

Dra. Carolina Shintani

Capim

Odontologia Humanizada

É possível humanizar a gestão dos consultórios com um software odontológico? A dentista Carolina Nobuko Shintani defende que sim. E por mais que possa parecer contraditório falar em humanização aliada à tecnologia, esta é uma união essencial nos dias de hoje. E até mais do que isso, é uma medida urgente.

Se por um lado, em tempos modernos não é mais recomendado fazer uma gestão manual, em que há risco de perda de documentos, exames e uma certeira perda de tempo, por outro, é fundamental humanizar o atendimento e o relacionamento com o cliente quando a gestão se torna digital. 

Esta é uma das recomendações mais importantes que Carolina faz para quem tem uma clínica ou consultório odontológico. Dentista e consultora em gestão odontológica, Carolina usa um software para administrar a própria rotina e sempre o recomenda para empresários do setor

Após descobrir sua paixão pela odontologia de uma maneira inesperada, ela está revolucionando a forma como a profissão é gerida em Londrina, no Paraná. Conheça a história de Carolina Shintani e saiba como é possível humanizar a gestão dos consultórios com um software odontológico.

Descobrindo a Paixão pela Odontologia

Carolina Nobuko Shintani não tinha a odontologia como sua primeira escolha profissional. Sua paixão pela área da saúde a levou a considerar diversas opções, mas foi em uma feira de profissões na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que ela mergulhou mais fundo no mundo da odontologia e decidiu seguir esse caminho.

“Odonto nunca foi o meu sonho, mas eu sempre quis ir para a área da saúde. Não necessariamente medicina, mas talvez veterinária ou até odontologia. E quando conheci mais de perto a profissão nesta feira da UEL, acabei enxergando inúmeras possibilidades e me encantando com esta atuação”, relembra.

Da Graduação à Autonomia Profissional

Após se formar, Carolina iniciou sua carreira trabalhando no departamento de biossegurança de um hospital. Contudo, o desejo de explorar sua autonomia profissional crescia dentro dela. 

Apesar do receio inicial, natural em todo empreendedor, decidiu dar um salto profissional e, no início de 2023, começou a trabalhar por conta própria, mergulhando de cabeça na odontologia. Desde então, atuou em diferentes contextos, incluindo franquias e postos de saúde, onde desenvolveu um apreço particular pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ser autônoma exige organização, já que a receita varia mês a mês. Não temos aquela segurança de saber quanto vai entrar, mas mesmo assim não trocaria essa vida pelo conforto da carteira assinada”, compartilha Carolina, enfatizando sua preferência pela liberdade que a prática autônoma oferece.

Humanizando a Gestão Odontológica

Além de sua prática clínica, Carolina também presta consultoria na gestão de clínicas odontológicas, na qual busca incessantemente humanizar os processos. Ela reconhece os desafios de equilibrar a prática odontológica com a gestão financeira, especialmente em um mundo cada vez mais focado no lucro. O lucro é importante sim, destaca, mas não é tudo.

Precisamos ficar atentos para não perder o lado humanitário da gestão e esse é um ponto que faço questão de ressaltar”, reflete Carolina. “Muitos empresários se esquecem que o dentista é humano e exigem que ele atenda 20 pacientes por dia, com menos de uma hora de almoço, não importa se está bem ou se está mal”, comenta. 

Para ela, esse cenário, ainda visto em alguns locais, precisa mudar urgentemente. Tanto pelo dentista em si – que é um ser humano – quanto pelos clientes que serão atendidos por ele, que precisam de um profissional “inteiro”.

Carolina afirma que a tecnologia pode ser muito útil nesse ponto. Assim como em muitos outros da gestão odontológica. 

A Revolução Tecnológica na Odontologia

A tecnologia já é parte da vida de muitos profissionais, em especial dos mais jovens. Quando Carolina conheceu a Capim, a gestão digital já não era uma novidade para ela.  Ainda assim, o software odontológico da Capim trouxe diversas novidades. Carolina encontrou nele uma ferramenta que não só simplificou sua prática, mas também revolucionou a maneira como ela dá suporte ao gerenciamento de clínicas.

Inicialmente atraída pela recomendação de um amigo, a dentista ficou impressionada com a facilidade de uso e eficácia da plataforma Capim. “Meu amigo recomendou a Capim dizendo que esse software é genial e que sua interface é tão prática que ele nem precisaria me ensinar a mexer. E, de fato, é tudo muito intuitivo, foi muito simples aprender a trabalhar com esta plataforma”, relata.

A dentista passou a utilizar o software na gestão de seu próprio consultório, aproveitando diversas funcionalidades da ferramenta. “Apelidei o meu perfil da Capim de Cliniquinha. Quando abro o app, parece que estou chegando ao consultório. As informações ficam muito visíveis ali – a agenda, o prontuário online, a gestão financeira. Você enxerga a gestão como um todo, inclusive as finanças, é como se fosse colocando os montantes de dinheiro na mesa”, comenta. 

Adepta das formas de parcelamento da Capim, ela vê na ferramenta uma possibilidade de ampliar as oportunidades de tratamento para os pacientes que precisam de cuidados bucais especiais ou que desejam realizar o sonho de ter um sorriso bonito e sem dor.

“O que eu mais uso é o Carnê da Capim”, compartilha Carolina. “É uma forma de oferecer um tratamento parcelado no boleto. E você consegue analisar detalhes do paciente em questão de inadimplência. Temos que ser humanos, mas precisamos ter segurança por trás de um tratamento odontológico, afinal, é nossa profissão e nosso ganha-pão”, completa. 

Conheça também nossa outra solução financeira, o Financiamento para Tratamentos Odontológicos.

Economia de tempo e de recursos

Após utilizar o software durante algum tempo em seu próprio consultório, Carolina passou a recomendá-lo nas consultorias que faz. 

Ele é perfeito, porque um dos problemas recorrentes que eu via nas clínicas é que eles perdiam muito tempo confirmando pacientes. E esta é uma etapa essencial, porque o lembrete ajuda o paciente a estar presente na consulta, mas lembrá-lo toma muito tempo. Atendi uma clínica onde as secretárias faziam a confirmação de pacientes praticamente o dia todo. Foi uma grande economia de tempo”, enfatiza.

Leia também: Sistema de agendamento via WhatsApp: conheça o único software odontológico sem custos extras

Antes mesmo de fazer esta recomendação, Carolina sentiu os seus benefícios na prática. “Eu confio com toda tranquilidade, porque sei que o software Capim vai enviar os lembretes para os meus pacientes. Faço meus serviços de gestão de clínicas, sabendo que às quintas-feiras meus pacientes receberão as mensagens confirmando as consultas de sexta. Só envio mensagem mesmo para aqueles cujo botão de confirmação não está verde, que são poucos, porque a confirmação para eles também é bem simples”, explica. 

Carolina Nobuko Shintani personifica a dedicação e a paixão pela odontologia, buscando constantemente maneiras de aprimorar sua prática clínica e a gestão empresarial. Sua abordagem humanizada não só beneficia seus pacientes, mas também inspira outros profissionais a redefinirem a forma como enxergam a odontologia.

“O melhor presente de um autônomo é você poder fazer o seu dia”, conclui Carolina. E com seu compromisso com a excelência e inovação, ela continua a moldar o futuro da odontologia em Londrina e além.

Se você gostou dessa história e também quer conhecer o software da Capim, clique aqui e faça o teste gratuitamente por 7 dias, sem compromisso.

Continue Lendo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!