Mensagens para pacientes antigos: 17 exemplos para usar na sua clínica
Confira 17 modelos de mensagem para enviar e estreitar os laços com pacientes antigos!
Manter uma comunicação eficaz com os pacientes é fundamental para o sucesso de qualquer prática odontológica. Quando se trata de pacientes antigos, que já construíram um relacionamento de confiança com seu consultório, a comunicação se torna ainda mais crucial.
A maneira como você se conecta e se mantém em contato com essas pessoas pode impactar significativamente a fidelidade deles à sua clínica e até mesmo o sucesso de seus tratamentos a longo prazo.
Neste guia, exploraremos alguns modelos de mensagem especialmente elaborados para clínicas e consultórios odontológicos.
Por que se comunicar com o seu público?
A comunicação contínua entre dentistas e seus pacientes é de extrema importância por várias razões. Listamos as principais abaixo:
Construção de confiança
Manter uma comunicação regular ajuda a construir e fortalecer a segurança dos pacientes em seu dentista. Isso faz com que eles se sintam mais à vontade ao buscar aconselhamento e tratamento, especialmente em casos de procedimentos mais complexos.
Isso vale tanto para clientes antigos quanto para os novos!
Ao recepcionar novos pacientes com cortesia e empatia, criamos um ambiente acolhedor que inspira confiança e tranquilidade. Essa abordagem calorosa mesmo que por mensagem, não apenas facilita o início do tratamento, mas também estabelece uma base sólida para uma relação terapêutica positiva e eficaz.
Leia também: Como captar pacientes para o consultório odontológico: 8 dicas
Educação do paciente
A comunicação permite que os dentistas eduquem os pacientes sobre a importância da saúde bucal e práticas preventivas. Isso inclui orientações sobre escovação adequada, uso do fio dental, dieta equilibrada e a importância de exames de rotina — e isso certamente pode ser feito além do consultório.
Pacientes bem informados tendem a adotar melhores hábitos de higiene bucal.
Manutenção de compromissos
Lembretes regulares de consultas e procedimentos podem ajudar os pacientes a manterem seus compromissos com a clínica. Isso é crucial para garantir que os tratamentos sejam concluídos conforme o planejado, evitando atrasos que possam afetar negativamente a saúde bucal.
Fidelização
Pacientes que se sentem valorizados e bem atendidos tendem a permanecer fiéis à mesma clínica odontológica. Uma comunicação eficaz, com mensagens para impulsionar os retornos, ajuda a construir relacionamentos de longo prazo com os pacientes e fazê-los retornar para futuras consultas.
Gerenciamento de expectativas
Pela comunicação, os dentistas podem explicar claramente os procedimentos, riscos e custos envolvidos nos tratamentos propostos. Isso ajuda os pacientes a entenderem o que esperar e a tomarem decisões informadas sobre sua saúde bucal.
Resolução de dúvidas e preocupações
Os pacientes podem ter dúvidas ou preocupações em relação a seus tratamentos, custos ou mesmo ansiedade em relação ao atendimento odontológico. Uma comunicação aberta permite que essas preocupações sejam abordadas e resolvidas, melhorando a experiência do paciente.
10 modelos de mensagens para pacientes antigos
Abaixo, apresentamos 10 modelos de mensagens que podem ser enviadas aos pacientes. Lembre-se: essas mensagens são bastante genéricas e você ainda pode adaptá-las de acordo com o tratamento realizado e o nível de vínculo que você tem com cada paciente.
Você ainda pode tomar a liberdade para enfeitar as mensagens com emojis, o que ajuda a dar um tom mais pessoal e aproximar-se da linguagem que eles usam no dia a dia.
1. Modelo de Dicas de Cuidados com a Saúde Bucal
Oi, [Nome do Paciente], esperamos que esteja tendo um dia excelente!
Gostaria de compartilhar algumas dicas simples para manter seu sorriso e saúde bucal saudáveis:
[Inserir dicas de cuidados bucais]
Lembre-se de que estamos aqui para ajudar e responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre sua saúde bucal.
Cuide bem do seu sorriso!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica
2. Modelo de Mensagem de Aniversário
Oi, [Nome do Paciente], em seu dia especial, toda a equipe da [Nome da Clínica] gostaria de desejar a você um Feliz Aniversário!
Esperamos que seu dia seja repleto de alegria e celebrações. Não se esqueça de cuidar do seu sorriso, e estamos aqui para te ajudar em sua jornada de saúde bucal. Comemore com alegria!
Um forte abraço!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Leia também: Mensagem de aniversário para pacientes: 7 modelos prontos
3. Modelo de Mensagem de Publicidade
Modelo 1: Novidades da clínica
Oi, [Nome do paciente], como você está?
Estamos com novidades na clínica, reunimos todos os feedback dos nossos pacientes e ouvindo vocês fizemos melhorias.
Gostaria de te convidar para vir na clínica conhecer essas novidades.
Cuide bem do seu sorriso!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 2: Indique um amigo
Oi, [Nome do paciente], como você está?
Estamos com uma novidade que você vai amar!
Indicando um amigo para uma consulta de avaliação você ganha um desconto de [X%] no seu próximo procedimento.
Vamos indicar?
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 3: Dia Mundial do Dentista
Oi, [Nome do paciente], como você está?
Hoje é o Dia Mundial do Dentista e nessa data tão especial quem ganha é você, nosso paciente.
Durante toda semana do dia do dentista teremos descontos.
Agende seu horário e venha sorrir com a gente.
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
💡 Dica: Mensagens animadas ou imagens bem diagramadas são bem-vindas. Então, usar apps, como o Canva, para criar mensagens e flyers digitais para compartilhar com seus pacientes é uma boa opção. Mas lembre-se de sempre trazer a individualidade, como colocar no nome do paciente para ele saber que foi feito para ele.
4. Lembrete de Consulta de Rotina
[Nome do Paciente], espero que esteja bem!
Gostaríamos de lembrar que sua consulta de rotina está marcada para [Data] às [Horário], no dia [Dia/Mês]. Manter exames regulares é fundamental para garantir sua saúde bucal.
Aguardamos ansiosamente sua visita e estamos à disposição caso precise remarcar.
Sorria com confiança!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
5. Modelo de Mensagem para Datas Comemorativas
Modelo 1: Recesso de fim de ano
Oi, [Nome do paciente], espero que esteja bem.
Viemos comunicar que nessas festas de fim de ano entraremos em recesso do dia (x) ao dia (x).
Tenham um ótimo natal e um excelente ano novo.
Encontramos vocês no retorno.
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 2: Natal
[Nome do paciente], chegou uma das datas mais aguardadas do ano, o Natal!
Aproveite que cuidou tão bem da sua saúde bucal durante o ano e tire muitas fotos sorrindo com sua família e amigos.
Não esqueça de continuar cuidando dos dentes.
Feliz natal!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 3: Dia Mundial do Sorriso
Oi, [Nome do paciente], espero que esteja bem.
Hoje é o Dia do Sorriso! Espero que você esteja sorrindo muito e muito feliz.
Não esqueça de agendar um horário para continuarmos cuidando da saúde e te ajudarmos a manter esse belo sorriso no rosto.
Aproveite o seu dia.
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 4: Ano Novo e Dia da Confraternização Universal
Oi, [Nome do paciente], espero que esteja bem.
Hoje inicia um novo ano!
Nós, da [Nome da Clínica], desejamos um ano novo cheio de alegria para você.
E, para essa alegria ficar completa, que tal iniciar o ano cuidando do seu sorriso?
Voltaremos com os atendimentos [Data], vamos agendar?
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Bônus: mensagens para fidelizar seus pacientes frequentes
Agora, apresentamos um bônus especial: uma seleção de mensagens personalizadas para fidelizar seus pacientes frequentes. Estas ideias simples, mas eficazes, podem fazer toda a diferença na experiência do cliente e no fortalecimento do relacionamento com sua clínica.
1. Modelo de Mensagem para confirmação de primeira consulta
Oi, [Nome do paciente], espero que esteja bem.
Amanhã [Data], será sua primeira consulta aqui na clínica, às [Horário] com [Nome do Dr]
Seja bem-vindo(a), estamos ansiosos para te receber.
Até amanhã,
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
2. Modelo de Mensagem após primeira consulta
Oi, [Nome do paciente], esperamos que esteja tendo um excelente dia!
Gostaria de saber como foi sua primeira experiência de consulta aqui na [Nome da Clínica].
Conte-nos o que achou, seu feedback é muito importante para nós.
Sorria com confiança!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
3. Modelo de Mensagem para Pré-Tratamento
Oi, [Nome do Paciente], esperamos que esteja bem e que esteja tendo um dia ótimo.
Temos um procedimento agendado para amanhã, por isso gostaria de passar algumas dicas:
- Alimente-se
- Chegue no mínimo 10 minutos antes
- Use roupas leves
- Se achar necessário venha acompanhado (1 acompanhante)
Estamos esperando por você.
Um forte abraço!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
💡 Dica: Alguns procedimentos tem dicas específicas que podem ser acrescentadas na mensagem de acordo com a necessidade
4. Modelos de Mensagem para Pós-Tratamento
Modelo 1
Oi, [Nome do Paciente], esperamos que esteja bem.
Estamos entrando em contato para saber como foram as 24h pós-procedimento.
Se sentir algo ou tiver alguma dúvida estamos a disposição.
[Nesse espaço pode ser colocado um lembrete para os cuidados do procedimento feito]
Aguardamos seu retorno.
Tenha um ótimo dia.
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Modelo 2
Oi, [Nome do Paciente], gostaríamos de agradecer por confiar em nós para concluir seu tratamento odontológico recentemente.
Sua saúde bucal é nossa prioridade e estamos felizes por te ajudar a atingir seus objetivos. Lembre-se de seguir todas as instruções pós-tratamento e agendar sua consulta de acompanhamento conforme recomendado.
Também estamos sempre à disposição para tirar dúvidas e passar todas as informações necessárias!
Sorria com confiança!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
5. Modelo de Mensagem de Agradecimento pela Fidelidade
Oi, [Nome do Paciente],
Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão por ser um paciente tão fiel da [Nome da Clínica]. É um privilégio cuidar de sua saúde bucal ao longo dos anos.
Conte conosco para cuidar do seu sorriso e saiba que estamos comprometidos em fornecer o melhor atendimento possível.
Muito obrigado!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
6. Modelo de Mensagem de cancelamento e remarcação
Não tem problema, [Nome do paciente], cancelaremos sua consulta e se preferir já podemos reagendá-la.
Vou enviar nossos horários disponíveis para o reagendamento.
[Horários]
Aguardamos seu retorno.
Sorria com confiança!
[Seu Nome] da [Nome da Clínica]
Encante seus pacientes
Quando o assunto é comunicação com o paciente é importante lembrar que informações claras e objetivas fazem toda a diferença.
O paciente que vem pela primeira vez precisa se sentir acolhido e o paciente que já está com você há algum tempo precisa ser fidelizado para continuar na clínica.
Aproveite as mensagens para manter esse contato sempre afetuoso.
Leia também: Como automatizar mensagens de confirmação de consulta pelo WhatsApp
Como poupar trabalho no envio das mensagens?
É claro que fica muito difícil gerenciar o envio de mensagens personalizadas imaginando um grande volume de pacientes.
Por isso é importante contar com o apoio de uma ferramenta que possibilita enviar essas mensagens de forma automatizada. Sobretudo aquelas essenciais para a gestão da agenda, como os lembretes e solicitações de confirmação de consulta.
E é exatamente essa uma das funcionalidades da plataforma Capim.
Nossa ferramenta oferece um sistema completo de gerenciamento da sua clínica, incluindo o disparo de mensagens automatizadas via WhatsApp, gratuitas e sem limite de uso. É só ter o número de celular na ficha de cadastro do paciente, marcar a consulta na Agenda Online Inteligente e deixar que o próprio sistema faça os envios (no momento do agendamento, 24 horas antes e 1h antes da consulta).
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